terça-feira, 30 de junho de 2015

DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM CELEBROU O SEU PADROEIRO

“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”

A Igreja Celebrou no dia 29 de junho a festa de dois grandes pilares do cristianismo, São Pedro e São Paulo. Para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim a data é ainda mais especial, pois é dia de celebrar o seu Padroeiro: o primeiro Papa, a Pedra na qual a Igreja de Cristo foi edificada, São Pedro.


Catedral marca o início da Procissão

A Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, foi o ponto de partida para a procissão pelas ruas da cidade. Com apoio de um trio elétrico, que amplificou a demonstração de fé de milhares de fieis, o cortejo seguiu pela Avenida Beira Rio. Ao longo do trajeto a multidão seguiu cantando as músicas com animação e, também, refletindo sobre as quatro colunas que pavimentaram a Assembleia Diocesana realizada no ano passado: Palavra de Deus, Comunhão Fraterna, Eucaristia e Oração. As reflexões foram conduzidas pelo Pe. Gelson de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral.



Missa na Ilha da Luz reuniu multidão de fieis

Após, aproximadamente, 1h de caminhada, a procissão chegou ao Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, onde foi realizada a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei Dario Campos, O.F.M. e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo - Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. e pelo bispo auxiliar daquela arquidiocese Dom Rubens Sevilha, O.C.D., respectivamente, e pelos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, além de dois presbíteros da Diocese de São Mateus. 
A Missa, também, contou com a participação dos diáconos, seminaristas, religiosas (os) da Diocese e autoridades civis do Município de Cachoeiro de Itapemirim, além, é claro, de uma multidão que representou o povo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Além de Celebrar São Pedro, a Missa também marcou o início oficial da Peregrinação da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que percorrerá todas as paróquias da Diocese entre 2015 e 2017, em comemoração aos 300 anos de Aparecida.


Dom Dario destaca Maria e São Pedro

Em sua homilia o Bispo Diocesano Dom Frei Dario Campos, O.F.M., ressaltou duas figuras importantes no seguimento a Jesus Cristo: Maria e São Pedro.

Sobre Maria, Dom Dario destacou sua humildade, amor e obediência, qualidades estas que nortearam a vida de Jesus Cristo e, hoje, estão presentes em tantas mães, que assim como Maria confortam seus filhos caídos e oprimidos pela violência, drogas, enfermidades, entre tantos outros motivos de quedas, erros e sofrimentos. Tantas Marias que mostram aos seus filhos que eles não estão sozinhos.

“Senhora Aparecida, Mãe dos caminhantes, Mãe de nossa Pátria, ensina-nos a caminhar, caminha conosco. Restauram-nos sempre com sua companhia, em nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Entra, ó Mãe de Jesus, em nossas casas, nossas vidas, nossos trabalhos. Com sua bênção sincera, com seu Filho Jesus, dai-nos a graça, para que o desejo do Seu Filho seja cumprido nessa terra”, disse o Bispo Diocesano.

Já sobre São Pedro, Dom Dario salientou as contradições que marcaram a vida do Santo Apóstolo, ora forte, corajoso e confiante, ora medroso, fraco e cheio de temor, mas acima de tudo a rocha que Cristo escolheu para edificar a sua Igreja. Pedro, a rocha, deixou seu barco, sua família, para tornar-se pescador de homens, o primeiro líder da Igreja de Cristo.

“São Pedro, ensina-nos a sermos mensageiros da paz, missionários do amor, a paz de Jesus Cristo. São Pedro, podemos contar com vossa presença em nossa caminhada. Proteja-nos em nosso caminho rumo a Casa do Pai”, finalizou Dom Dario Campos.


Plano de Pastoral e Nossa Senhora Aparecida.

Ao final da Missa foi apresentado e entregue, pelo Pe. Gelson de Souza, o Plano Diocesano de Pastoral, que guiará os passos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim nos próximos anos em seu caminho Pastoral. O Plano de Pastoral é fruto das reflexões e demandas surgidas na Assembleia Diocesana realizada em 2014.

A réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entregue nas mãos do Pe. Levy Ferreira das Neves e Marco Antônio Shwan, representando a Paróquia São Paulo Apóstolo, Pequiá, que é a primeira Paróquia a receber a imagem que percorrerá todas as 42 paróquias da Diocese.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida será encerrada no dia 29 de junho de 2017.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário