segunda-feira, 9 de novembro de 2015

NOTA DO REGIONAL LESTE 2 SOBRE A TRAGÉDIA EM BENTO RODRIGUES

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de sua Presidência, reafirma a “Nota da Arquidiocese de Mariana sobre a tragédia em Bento Rodrigues”.

Manifestamos a preocupação de todo o Regional em relação à atuação das mineradoras nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Não é a primeira vez que fatos alarmantes como esse vêm acontecendo, ceifando vidas, além de destruir, indiscriminadamente, a “casa comum”, o meio ambiente.

O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, nº 25, diz: “Infelizmente, verifica-se uma indiferença geral perante estas tragédias, que estão acontecendo agora mesmo em diferentes partes do mundo. A falta de reações diante destes dramas dos nossos irmãos e irmãs é um sinal da perda do sentido de responsabilidade pelos nossos semelhantes, sobre o qual se funda toda a sociedade civil”.

Esperamos que as autoridades investiguem essa tragédia em conformidade com a lei, apontem os responsáveis, socorram as vítimas e promovam soluções preventivas para que não ocorram mais dramas desse tipo, que tiram vidas e geram danos irreversíveis à natureza.

Expressamos nossa proximidade orante e nossa solidariedade para a população atingida e votos de que a justiça seja feita para que novas catástrofes não venham a acontecer em nosso meio.

Belo Horizonte, 6 de novembro de 2015.

Presidência do Regional Leste da CNBB
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba – MG
Presidente

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo de Colatina - ES
Vice-Presidente

Dom José Carlos de Souza Campos
Bispo de Divinópolis – MG
Secretário


Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário