sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

OS AGOSTINIANOS RECOLETOS INICIAM PREPARAÇÃO PARA O 55º CAPÍTULO GERAL DA ORDEM

     

55cap00 200Ordem dos Agostinianos Recoletos
Roma-Itália


Do dia 12 aos 15 de janeiro foi realizada na Cúria Geral da Ordem em Roma a reunião da comissão pré-capitular, convocada para preparar o próximo Capítulo Geral e que está constituída por um religioso de cada província.
 55cap01 650

Dez meses antes do início do Capítulo Geral, o Prior Geral, com o consentimento do seu conselho, designou os membros da Comissão Pré-capitular que sob sua direção aprofundarão diferentes pontos preparando o próximo capítulo geral, a ser celebrado no dia 2 de outubro de 2016. Comissão pré-capitular  Na primeira reunião de trabalho no dia 12 de janeiro os membros da comissão foram acompanhados pelo Prior Geral quem cumprimentou os presentes e indicou a tarefa a realizar. Aos membros da comissão pré-capitular foi lhes encomendada as tarefas de  preparar e enviar, nove meses antes do Capítulo, enquetes e questionários para conhecer a opinião dos religiosos e conscientizar os mesmos naquilo que diz respeito ao próximo capítulo geral, e a elaboração do «instrumentum laboris», tendo em conta o estudo realizado pelo conselho geral e as respostas dadas pelos religiosos, com a finalidade de concretizar as linhas diretrizes que devem guiar o trabalho dos irmãos capitulares. Este documento será aprovado pelo Prior Geral com o consentimento do seu conselho, que o enviará a cada um dos capitulares. Os religiosos têm direito a propor à comissão, bem seja em particular ou em grupo, o que julgar útil ou necessário.

55cap02 325..55cap03 325

As propostas e sugestões deverão ser enviadas à comissão seis meses antes do Capítulo. Esta se encarregará de examinar, ordenar e apreciar devidamente tais sugestões e desejos, e de apresentar um resumo escrito ao conselho geral, quatro meses antes do capítulo. Todo o material recebido será entregue ao conselho geral, que o levará ao Capítulo Geral. Os membros da comissão pré-capitular são: Fr. Francisco Javier Jiménez García Villoslada da Província São Nicolau de Tolentino, Fr. Juan José Rodríguez Mesa da Província Nossa Senhora da Candelária, Fr. Simón Puertas Pérez da Província Santo Tomás de Villanueva, Fr. Fredic Abiera da Província Santo Agostinho, Fr. Enrique Gómez García da Província São José, Fr. Ademir García da Província Santa Rita, Fr. Jiovanny Marcelo Pantaleón, da Província Nossa Senhora da Consolação e  Fr. René Paglinawan da Província Santo Ezequiel Moreno. O Prior Geral dá as boas-vindas e os anima.


“Toda nossa esperança está
na tua grande misericórdia”

O Prior Geral, durante a primeira sessão de trabalho destacou que “para terminar, pensemos num jogo de futebol. Quando um time vai mal ninguém quer receber a bola e aquele que a tem não sabe a quem passar. Alguns jogadores seguram a bola, sem passá-la aos outros, procurando aparecer no jogo. Outros, nem olham para quem tem a bola, para não recebê-la, e deste modo não ter que participar do jogo. Todos temos que estar abertos para receber a bola e passá-la. Se queremos ganhar o jogo, temos que jogar unidos e avançar na mesma direção”.  O Prior Geral quis terminar sua intervenção entregando toda esta empreitada nas mãos do Senhor e pedindo “que a Virgem da Consolação, santo Agostinho e os santos da Ordem nos acompanhem para realizar a missão que nos foi encomendada”. “Toda nossa esperança está na tua grande misericórdia”


55cap04 650

Para o próximo Capítulo Geral foi desenhado um logo que representa a mesa ao redor da qual se constrói a comunidade que está composta por corações (cada um dos irmãos que conformam a Ordem), por vidas compartilhadas e pela multiculturalidade (as cores). Trata-se, além disso, de corações abertos que necessitam do outro para se completar, que alcançam sua forma na união com o outro, com os outros. Corações que esperam em Deus como nosso centro e nossa meta; em quem colocamos nossa esperança e de quem, pela sua infinita misericórdia, recebemos tudo. Por outra parte, o lema do próximo Capítulo Geral, “Toda nossa esperança está na tua grande misericórdia”, é um extrato das Confissões de Santo Agostinho (Conf. 10, 29,40). O que é o Capítulo Geral? O Capítulo Geral é um tempo de graça, comunhão e discernimento, não só para os participantes no Capítulo, mas para todos os irmãos da Ordem.

55cap00 200O Capítulo é uma oportunidade para sentir como própria a vida e missão da Ordem. Necessitamos dialogar: escutar e falar com franqueza. Não somos uma empresa, mas uma comunidade de irmãos. Os trabalhos deste Capítulo Geral estão fundamentados nas palavras do Papa Francisco na sua Carta Apostólica aos consagrados por ocasião do Ano da Vida Consagrada: “Os nossos serviços, as nossas obras, a nossa presença, correspondem àquilo que o Espírito pediu aos nossos fundadores, sendo adequados para encalçar sua finalidade na sociedade e na Igreja atual? Há algo que devemos mudar? Temos a mesma paixão pelo nosso povo, solidarizamo-nos com ele até o ponto de partilhar as suas alegrias e sofrimentos, a fim de podermos compreender verdadeiramente as suas necessidades e contribuir com a nossa parte para lhes dar resposta?” (Cf. o texto da Carta editado pelas Paulinas, p. 11) 

Fonte: Site da OrdemEdição: Frei Mason

Nenhum comentário:

Postar um comentário