segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CONSELHO PASTORAL DIOCESANO


No último sábado, 27, foi realizada no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, a primeira reunião em 2016 do Conselho Diocesano de Pastoral (CPD), contando com a presença do Bispo Diocesano Dom Dario Campos e lideranças pastorais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Logo no início Dom Dario aproveitou a oportunidade para apresentar o novo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Andherson Franklin Lustosa de Souza, e agradecer ao antecessor, Pe. Gelson de Souza, pelos trabalhos realizados à frente da coordenação nos últimos anos.





Campanha da Fraternidade 2016 é destaque

Em sua fala, abrindo os trabalhos de sábado, Dom Dario destacou a Campanha da Fraternidade de 2016, que versa sobre os cuidados com a casa comum.

Para Dom Dario o assunto abordado pela CF 2016 é muito pertinente aos cristãos, pois fala sobre o cuidado com a casa comum, o planeta terra, que é a obra criada por Deus.

“O ideal do criador é a vida, por isso, ao estabelecer a aliança com a humanidade, Deus nunca se esqueceu de promover a vida de suas criaturas. Porém as ações humanas nem sempre correspondem ao ideal do criador e assim,  aos poucos,  o caos se instalou... Utilizando a lógica do Ver, Julgar e Agir é necessário que olhemos para a nossa realidade, em nossa Diocese, Paróquias e Comunidades”, frisou Dom Dario.




Grupos refletem sobre Assembleia Diocesana

Após as palavras de Dom Dario, os trabalhos do CPD foram concentrados na reflexão, feita  em grupos, para avaliar as ações concretas pós Assembleia Diocesana. Entre as ações destacadas pelos grupos estão; o bom trabalho das equipes, os bons frutos que já despontam como a criação da Escola de Lideranças e a dinamização do Serviço de Animação Vocacional (SAV), maior participação das equipes diocesanas e a realização de ações, por parte de muitas paróquias, para o fortalecimento das quatro colunas: Palavra de Deus, Comunhão Fraterna, Eucaristia e Oração.

Os grupos também apontaram os desafios presentes neste processo, destacando os problemas na comunicação entre a Diocese, Paróquias e Comunidades; a conscientização sobre a importância das Pastoral de Conjunto; a integração das esquipes de pastorais e serviços e a grande rotatividade dos membros dos conselhos, além da necessidade de total conhecimento do Plano Diocesano de Pastoral, de forma que seja lido e executado corretamente.




Novas coordenações

Durante o CPD também foram apresentados os novos coordenadores da Diocese.



A próxima reunião do CPD será no dia 18 de junho, também no Seminário Bom Pastor.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário