quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

DIOCESES DE JUAZEIRO E RIO GRANDE TÊM NOVOS BISPOS

Cidade do Vaticano (RV) – Nomeações de bispos para o Brasil: o Papa nomeou Bispo Coadjutor da Diocese de Juazeiro (BA)  o Pe. Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, até então Ministro Provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife.
Dom Carlos Alberto Breis Pereira, O.F.M., nasceu em 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul, Diocese de Joinville (SC). Ingressou na Província franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Provincia de “Santo Antônio”, no nordeste. Emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Franciscano em 10 de janeiro de 1987 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994.
Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER (1988-1989) e Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda – IFTO (1990-1993).  Licenciou-se em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma (2005-2007).
No âmbito da sua Ordem desempenhou os cargos de pároco em várias paróquias;  Mestre dos professor temporários; Secretário provincial da formação e estudos; Guardião e Definidor provincial; Vigário provincial; Moderador da formação permanente; Coordenador do serviço de formação da Conferência O.F.M. no Brasil. Atualmente, é Ministro Provincial da Provincia de “Santo Antônio”, com sede em Recife.
Rio Grande (RS)
Novidades também para a Diocese de Rio Grande (RS): o Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese, apresentada por Dom José Mário Stroeher, por motivos de idade. E nomeou no seu lugar o Pe. Ricardo Hoepers, do clero da Arquidiocese de Curitiba, até então pároco da paróquia “Santo Agostinho” em Curitiba.
Dom Hoepers nasceu em 16 de dezembro de 1970 em Curitiba (PR). Estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná (1990-1994) e Teologia no “Studium Theologicum Claretiano”, em Curitiba (1995-1998). Especializou-se em Bioética na Faculdade “São Camilo” em São Paulo (1999) e fez a Licenciatura em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004).  Na Academia Alfonsiana de Roma, fez o Doutorado em Teologia Moral.
Recebeu a ordenação sacerdotal em 31 de janeiro de 1999 e e foi incardinado na Arquidiocese de Curitiba, onde desempenhou inúmeros cargos, entre os quais o de vigário paroquial da Catedral, pároco. É também  Professor de Teologia Moral e de Bioética, e Membro do Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná e da Sociedade brasileira de Teologia Moral.
Até então, exercitava o seu ministério sacerdotal na cidade de Curitiba como pároco da paróquia “Santo Agostinho”e diretor comunitário do “Studium Theologicum Claretiano”. 
Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário