quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

SANEAMENTO BÁSICO EM TODA A 'CASA COMUM', PEDE A CF2016

Cidade do Vaticano (RV) - Quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) abrem, oficialmente, a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016, com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), com foco na questão do saneamento básico.  

O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha; o presidente do Conic, Flávio Irala; o ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o diretor geral da Misereor, Mons. Pirmim Spiegel; e a secretária-geral do Conic, pastora Romi Bencke, participam do evento.

Pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade é realizada juntamente com o Conic. As outras CFE's ocorreram em 2000, 2005 e 2010. Este ano, a Campanha conta com o apoio da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e na América Latina.

O objetivo da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum.

Com a falta de saneamento básico, não sofrem só os moradores das periferias, mas sofre toda a comunidade que vive na Casa Comum, com os rios poluídos, a carência de água potável, o elevado gasto na saúde pública para combater as epidemias causadas pela falta dele. Cuidar da natureza ou da Casa Comum é cuidar da dignidade de vida do ser humano e de toda a criação. À luz da fé, não podemos ficar indiferentes. A natureza é obra de Deus. Ao concluí-la, Ele viu que tudo era bom e a confiou ao nosso cuidado. Como estamos realizando esta missão? Quais atitudes nossas estão destruindo a obra de Deus, a Casa Comum? Quaresma é tempo de reflexão e de conversão. Vamos juntos cuidar da vida e da Casa Comum que nos acolhe.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário