sábado, 25 de junho de 2016

REFLEXÃO PARA O 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM - EXIGÊNCIAS PARA SEGUIR A JESUS

Cidade do Vaticano (RV) - A liturgia de hoje nos diz que Deus conta conosco para intervir no mundo, para transformar e salvar o mundo; e convida-nos a responder a este chamado com disponibilidade e com radicalidade, no dom total de nós mesmos às exigências do “Reino”.

A primeira leitura apresenta-nos um Deus que, para atuar no mundo e na história, pede a ajuda dos homens; Eliseu, discípulo de Elias, é o homem que escuta o chamado de Deus, rompe radicalmente com o passado e parte, com generosidade, para realizar os projetos de Deus.

A segunda leitura explica ao “discípulo” que o caminho do amor, da entrega, do dom da vida, é um caminho de libertação. Responder ao chamamento de Cristo, identificar-se com Ele e aceitar entregar-se por amor, é nascer para a vida nova da liberdade.

O Evangelho apresenta o “caminho do discípulo” como um caminho de exigência, de radicalidade, de entrega total e irrevogável ao “Reino”. Ele sugere percorrer este “caminho” com amor e dedicação, sem fanatismos nem fundamentalismos, no respeito absoluto pelas opções dos outros.

Com efeito, Lucas apresenta as “exigências” deste “caminho” em duas partes: na primeira, o cenário de fundo nos situa no contexto da hostilidade entre judeus e samaritanos.

Trata-se de um dado histórico: a dificuldade de convivência entre os dois grupos era tradicional; os peregrinos que iam a Jerusalém para as grandes festas de Israel procuravam evitar passar pela Samaria, utilizando a “via marítima” ou pelo vale do rio Jordão, a fim de evitar “maus encontros”.

A primeira lição de Jesus, ao longo desta “caminhada”, refere-se à atitude que os discípulos devem tomar face ao “ódio” do mundo. Eles devem percorrer o “caminho” de Jesus.

Na segunda parte, Lucas apresenta – através do diálogo entre Jesus e os três candidatos ao discipulado – algumas condições para percorrer este caminho com Jesus, que leva a Jerusalém, isto é, à realização da salvação.

Quais são as suas condições? O discípulo deve despojar-se das preocupações materiais; desapegar-se dos deveres e obrigações, que impedem a sua resposta imediata e radical ao Reino; e despojar-se de tudo o que é material para se comprometer com o Reino de Deus.

Estas exigências e ensinamentos pretendem dizer ao discípulo que ele é convidado a eliminar tudo aquilo que possa dificultar seu testemunho de cristão.

Logo, aceitar o apelo e o convite de Jesus a segui-lo, trilhando o caminho do amor!  (Reflexão para o XIII Domingo do Tempo Comum – MT)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário