quarta-feira, 17 de agosto de 2016

17 DE AGOSTO: SANTA CLARA DA CRUZ DE MONTEFALCO, VIRGEM

Nasceu em torno de 1268 em Montefalco (Perusa), onde passou toda a vida. Aos seis anos entrou numa reclusão habitada por sua irmã Joana e outras companheiras. Esta pequena comunidade trasladou-se em 1290 para uma nova casa, transformada em mosteiro sob a Regra de Santo Agostinho. Clara seguiu suas companheiras.

Morta sua irmã a 22 de novembro de 1291, sucedeu-lhe no cargo de Abadessa, até a morte, no dia 17 de agosto de 1308. Em sua vida pessoal e como Abadessa viveu exemplarmente a vida comunitária exigida pela Regra de Santo Agostinho. Ensinava às irmãs a necessidade da renúncia e do esforço pessoal para construir o edifício da vida espiritual.

Dotada de ciência infusa, defendeu corajosamente a doutrina da fé. Distinguiu-se pelo amor à Paixão do Senhor, dando um lugar de honra à devoção da Santa Cruz. No final de sua vida afirmava ter no seu coração a Cruz de Cristo. Após sua morte, conta-se, encontraram-se no seu coração as insígnias da Paixão do Senhor. Seu corpo se conserva na igreja das Agostinianas de Montefalco.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário