sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A BREVE "RELIGIOSAS FAMÍLIAS" COMPLETA 104 ANOS

Com a Breve (carta apostólica) “Religiosas familias”, escrita por Pio X, a Santa Sé concedeu autonomia jurídica aos agostinianos recoletos. 



Com data 16 de setembro de 1912, o papa Pio X concedeu aos agostinianos recoletos a total independência, desvinculando-a da Ordem de Santo Agostinho. Emitiu para isso um documento intitulado “Religiosas familias”, que em 2016 completa 104 anos. A história dos recoletos nasceu em 1588. Portanto, há mais de três séculos. 

O documento que culminou um delicado trajeto de petições e trâmites é o breve pontifício conhecido como “Religiosas familias”, por suas duas palavras iniciais. São Pio X o assina dia 16 de setembro de 1912 e nele rende tributo à história missionária dos agostinianos recoletos, que deixaram “em toda parte o grande testemunho de seu zelo apostólico por meio de homens santos e doutos, muitos dos quais alcançaram o martírio”.

Como prêmio a esta história benemérita, o breve concede aos recoletos o máximo título de “Ordem” e denominando, em correspondência, “prior geral” a seu superior, além de conceder outros privilégios. 

A Ordem dos Agostinianos Recoletos celebrou recentemente os 100 anos da Breve “Religiosas Familias”. No dia 16 de setembro de 2012 começou o Ano Centenário que se encerrou um ano depois, em setembro de 2013. Na época da abertura do Ano do Centenário, o prior geral, frei Miguel Miró, tornou pública uma carta a toda a família agostiniano-recoleta na qual fez memória de tão feliz acontecimento e convocou a religiosos, religiosas e leigos a corresponder com a vida a este reconhecimento da Igreja.  

Fonte: Site da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário