O Encontro de Priores e Párocos das Províncias Santa Rita de Cássia e Santo Tomás de Vilanova acontece nos dias 7, 8 a 9 de novembro no Sítio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro, RJ. Provenientes de vários estados e cidades do Brasil, os priores e párocos das comunidades recoletas existentes no Brasil começaram a chegar no dia 6 e concluíram o encontro com o almoço de confraternização no dia 9. O objetivo foi de estreitar e aprofundar os assuntos relacionados à união das províncias Santa Rita e Santo Tomás que, junto com a província São José, se tornarão uma. Os priores provinciais de cada uma delas também participaram.
Este primeiro encontro de priores e párocos da Província Santa Rita de Cássia (cuja cúria provincial está sediada em Ribeirão Preto, Brasil) e da vigararia de Santo Tomas de Vilanova (cuja cúria provincial está sediada em Madri, Espanha e com representação no Brasil) teve por finalidade conhecer um pouco mais as comunidades e ministérios das duas províncias no Brasil, estreitar os laços fraternos, aprofundar o mútuo conhecimento e tratar de assuntos referentes à união das Províncias Santa Rita de Cássia, Santo Tomás de Vilanova e São José (com sede na Espanha e sem representação no Brasil).
Ao todo, 30 religiosos participam do encontro. Além dos priores e párocos que vivem no Brasil, o encontro contou com a presença de convidados especiais e a participação de cada uma das três províncias. Dom Juarez Delorto Secco, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio de Janeiro marcou presença.
Da Vigararia Santo Tomás de Vilanova participaram 15 religiosos: frei Antonio Rabanal (Salvaterra, PA), frei José Manuel e Antonio Candido (Breves, PA), frei Manuel Fernández (Portel, PA), frei Paulo Alessandro e frei Danilo José (Belém, PA), frei Jesus Izaguirre, frei Roan Cleber, frei Francisco Ariza, frei Juan José, e frei Julio Amezua (Rio de Janeiro, RJ), frei Adilson Miranda e frei Graciano Gonzáles (São Paulo, SP), frei Juan Antonio (Paraguacu Paulista, SP) e frei Carlos María Dominguez (Madri, Espanha). Da Província Santa Rita de Cássia participaram 14 frades: frei Nicolás (Nicolau) Pérez, frei Sérgio Peres e frei Antônio Leopoldo (Ribeirão Preto, SP), frei Afonso de Carvalho Garcia, frei José Carlos e frei Didier Esperidião Neto (Franca, SP), frei Wagno Broedel Palma (Igarapava, SP), frei Alcimar Fioresi (São Paulo, SP), Frei Edielson Oliveira (Rio de Janeiro, RJ), frei Silvestre Brunoro e frei Gustavo Barbiero Mello (Cachoeiro de Itapemirim, ES), frei Mário Aparecido (Castelo, ES), frei Jonas Gusson (Muqui, ES) e frei Agostinho Morosini (Vitória, ES). A eles se juntou o prior provincial da província São José, frei Daniel Ayala que, junto com o provincial da Santo Tomás, residem em Madri, Espanha.
Os assuntos tratados abarcaram o necessário para um bom conhecimento das perspectivas que envolvem a união das três províncias. Na terça-feira abordaram a questão do serviço da autoridade e houve a apresentação de todos os religiosos e ministérios das Províncias Santo Tomás e Santa Rita. Na quarta-feira trataram sobre a animação vocacional, a formação, o apostolado ministerial, missionário e social, e o apostolado educativo. Na quinta-feira foi a vez de partilharem sobre a Juventude Agostiniana Recoleta (JAR) e as dimensões da economia nas duas províncias.
O encontro se desenvolveu com momentos de oração várias vezes ao dia, refeições comunitárias, informação, estudo, partilha, momentos de lazer e confraternização. Um ponto forte de cada dia foi a celebração eucarística. Na terça-feira Dom Juarez Delorto Secco presidiu a Eucaristia às 19h00, na quarta-feira frei Nicolás presidiu às 19h00 e na quinta-feira frei Carlos María presidiu às 7h00. O encerramento do encontro foi ao meio-dia com o almoço de confraternização.
Fonte: Site da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos
Nenhum comentário:
Postar um comentário