sábado, 11 de novembro de 2017

UNIR OS CORAÇÕES PARA AGRADECER PELO ANO DA SANTIDADE AGOSTINIANO RECOLETO

Frei Miguel Miró Miró, O.A.R. - Prior Geral da Ordem dos Agostinianos Recoletos

O Prior Geral da Ordem dos Agostinianos Recoletos, frei Miguel Miró, convida à “união dos corações para dar graças a Deus” pelo Ano da Santidade. Na carta de encerramento do Ano da Santidade, frei Miguel Miró convida a "reafirmar a identidade carismática, a espiritualidade e o serviço à Igreja" como fruto deste ano e para responder as necessidades da Ordem. 

Para o prior geral, toda a família agostiniana recoleta deve unir os corações e agradecer a Deus pelos frutos do Ano da Santidade Agostiniano Recoleto que será concluído no dia 12 de novembro. "Unamos nossas vozes e nossos corações para dar graças a Deus", diz ele na carta que enviou a todas as comunidades da Ordem pela ocasião do encerramento do ano dos santos da Ordem. 


No documento, o geral dos agostinianos recoletos fala, desde a perspectiva da santificação diária e o carisma próprio, do processo de revitalização e unificação na Ordem, assim como das novas propostas e ações que já estão acontecendo a partir da Cúria Geral da Ordem. 

Os enfermos e os jovens, exemplos de santidade

ano02 200Frei Miguel Miró começa sua carta afirmando que o Ano da Santidade, que agora se conclui, foi uma bênção para toda a família agostiniana recoleta. Como exemplo de santidade, fala dos enfermos, dos jovens que se entregam a Deus, dos que dão testemunho de sua fé, das pessoas simples e das comunidades contemplativas, entre outros. 

 

Os irmãos enfermos transmitem santidade contemplando a cruz com amor; os jovens vivem a santidade no desejo de entregar sua vida a Cristo; os que não se deixam vencer pelo desalento e transmitem esperança também respiram santidade, assim como os que escutam a Palavra e sem medo dão testemunho de sua fé, os que são humanos e acolhem a todos na simplicidade, os que propiciam diálogo e perdão, a consagração dos religiosos e religiosas que dia a dia rezam e trabalham com amor e alegria, e igualmente nos falam de santidade as irmãs contemplativas que com sua oração fecundam nossa missão, escreve frei Miguel Miró. 

O prior geral da Ordem recorda que o Ano da Santidade foi convocado com o desejo de "reavivar a chamada à santidade". Por isso, ele passa uma mensagem clara: "Unamos nossas vozes e nossos corações para dar graças a Deus" e convida cada frade a se colocar "com sinceridade diante do Senhor para testemunhar com humildade como temos acolhido seus dons". 

Ele afirma que o Espírito Santo ajuda a "redescobrir o carisma agostiniano recoleto como um dom" e "O Espírito Santo desperta em nossos corações os desejos de viver, de amar e de anunciar o Reino de Deus”. 

"Não podemos revitalizar a Ordem se nós mesmos não mudarmos"

ano02 200Em sua carta, frei Miguel Miró também se refere ao processo de revitalização. Na linha da santidade, afirma que "a revitalização se dará na medida em que vivamos o carisma recebido e respondamos com santidade e criatividade ao chamado do Senhor". Continua com uma mensagem direta: "Não podemos revitalizar a Ordem se nós mesmos não mudarmos e se não abrirmos nosso coração ao Espírito de Deus e as necessidades dos demais". 


O Geral da Ordem também trata em sua carta das novas propostas, algumas delas já em andamento. Começa dizendo que o carisma agostiniano recoleto "é um dom de Deus para a Igreja". A vocação pela qual o agostiniano recoleto é chamada é "viver a fraternidade e levar a cabo a missão da Ordem". Por isso tudo, como fruto do Ano da Santidade, frei Miguel pede para cada um "reafirmar a identidade carismática, a espiritualidade e o serviço à Igreja". É necessário, diz ele, "discernir novos caminhos que suscitem a esperança". 

O Prior Geral põe como exemplo desta revitalização e reafirmação do carisma o programa de formação permanente, a equipe de revitalização, os Centros de Espiritualidade Agostiniano Recoleto (CEAR), a criação de ARCORES e outras muitas ações que estão acontecendo desde os diferentes Secretariados da Ordem. 

 

Indulgência plenária no encerramento do Ano da Santidade 


ano02 200O encerramento do Ano da Santidade acontecerá no dia 13 de novembro, festa de Todos os Santos da Ordem.

A Santa Sé permitiu adiantar a festa para o dia 12 de novembro, domingo. Para isso, ele anuncia em sua carta que se poderá obter a indulgência plenária. 

Para o encerramento, frei Miguel Miró pede aos religiosos que, a partir de seus ministérios, "exortem a todos os fiéis à santidade e os proponham o exemplo daqueles irmãos nossos que a Igreja reconheceu como santos ou veneráveis (beatos)".  

O convite se estende aos colégios administrados pelos religiosos da Ordem: realizar um ou mais eventos para divulgar os santos agostinianos recoletos.

Fonte: Site da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos
Tradução: Frei Mason, O.A.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário