sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

1º DE DEZEMBRO: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado em todo o mundo no dia 1º de dezembro. No Brasil, há vários anos a Pastoral da Aids vem implementando, nesta data, iniciativas e ações com o objetivo de informar e orientar toda a população sobre a epidemia do HIV/Aids e da necessidade do diagnóstico precoce para o HIV.

Além disso, a campanha busca acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do HIV na realização do tratamento precoce, para evitar o adoecimento e ter uma melhor qualidade de vida.

Este ano o trabalho será concentrado no tema: “Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), contra o HIV”. A ideia é que toda a Igreja, bispos, padres, pastorais e leigos se participem na luta contra a Aids e, principalmente, na orientação para que a população vá à rede pública de saúde buscar o diagnóstico precoce para HIV. O teste é rápido, seguro e sigiloso, estando disponível na rede de saúde e sendo um direito de todos.

“Os avanços da medicina, o esforço de gestores e o empenho da sociedade civil fizeram da Aids uma doença tratável. Com o conhecimento das tecnologias é possível viver com qualidade, mesmo tendo HIV. É o SUS que garante estes avanços. Apoiar o SUS é apoiar a resposta brasileira contra a Aids. Para melhorar a qualidade de vida e evitar novas infecções e óbitos por causa do HIV é preciso fortalecer e ampliar a rede de cuidados”, esclarece a coordenação nacional da Pastoral da Aids.

A campanha será realizada pelos agentes da Pastoral da Aids e de outras pastorais nas Dioceses do Brasil, a partir deste dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Fonte: CNBB - Leste 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário