domingo, 24 de dezembro de 2017

PAPA NA MISSA DO GALO: "TRANSFORMAR A FORÇA DO MEDO EM FORÇA DA CARIDADE"

A missa da vigília de Natal, presidida pelo Papa Francisco na Basílica Vaticana, também foi transmitida através de telões instalados na Praça São Pedro.

Francisco recordou a trajetória de Maria e José, obrigados a partir deixando a sua casa, numa viagem nada confortável nem fácil para um casal jovem que estava para ter um bebê: foram forçados a deixar a sua terra. E, o pior, quando chegaram a Belém, sentiram que era uma terra onde não havia lugar para eles.
Confrontando aquela realidade com os fatos do presente, o Papa comentou: “Nos passos de José e Maria, vemos hoje as pegadas de famílias inteiras que são obrigadas a partir, milhões de pessoas que não escolhem partir, mas são obrigadas a separar-se dos seus entes queridos, são expulsas da sua terra. Ele está no visitante indiscreto, muitas vezes irreconhecível que caminha pelas nossas cidades, pelos nossos bairros, viajando nos nossos transportes públicos, batendo às nossas portas.”
E como pedido final da homilia, o Papa ainda disse:
“Não tenhamos medo de experimentar novas formas de relacionamento; Natal é tempo para transformar a força do medo em força da caridade, em força para uma nova imaginação da caridade. A caridade que não se habitua à injustiça como se fosse algo natural, mas tem a coragem, no meio de tensões e conflitos, de se fazer «casa do pão», terra de hospitalidade”.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário