terça-feira, 9 de outubro de 2018

HABEMUS PRIORE PROVINCIALI: FREI MIGUEL ÁNGEL HERNÁNDEZ DOMÍNGUEZ, PRIOR PROVINCIAL ELEITO

Depois de realizar o escrutínio para a eleição do Prior Provincial, frei Miguel Ángel Hernández Domínguez obteve a maioria absoluta dos votos válidos e, portanto, é o novo provincial eleito da Província Santo Tomás de Vilanova. A confirmação do cargo e a tomada de posse acontecerá durante o Capítulo Provincial.

Frei Miguel Ángel, de 53 anos de idade, nasceu em 19 de janeiro de 1965 em Collado Villalba, Madri, Espanha, fruto do matrimônio de Ovidio e Alejandra, sendo o menos de três irmãos. Depois dos estudos básicos e parte dos estudos secundários feitos em sua localidade natal, ingressou no ano de 1982 no Seminário Nossa Senhora do Bom Conselho, que os Agostinianos Recoletos têm em Monachil, Granada, Espanha.

Sua inclinação para a vida religiosa, especialmente ao carisma agostiniano recoleto, nasceu de uma forma espontânea no seio de sua própria família com vários exemplos próximas a serem imitados. Três irmãos de seu pai, seus tios frei Julián, frei David e frei Juan Francisco Hernández Cuadrado são sacerdotes pertencentes à Província Santo Tomás de Vilanova, da Ordem dos Agostinianos Recoletos. Frei Emilio Montes Cuadrado é primo deles e é também recoleto da mesma Província. Outra irmã de seu pai, a freira Celina Hernández, era religiosa da Congregação das Mercedárias Missionárias, falecida em 1973 com fama de santidade.

Frei Miguel fez seu noviciado em Los Negrales, Madri, e emitiu os votos temporais no dia 15 de agosto de 1984 em Burgos, cidade na qual continuou sua formação religiosa e acadêmica realizando seus estudos de filosofia e teologia. Fez a profissão solene em 10 de dezembro de 1988, e recebeu a ordenação presbiteral em Madri no dia 30 de junho de 1990 pelas mãos do bispo Dom Florentino Zabalza Iturri, OAR.

Logo depois de sua ordenação, foi transferido ao vicariato no Brasil, destinado à comunidade do Leblon, no Rio de Janeiro, onde permaneceu um ano realizando estudos e exercendo o serviço de vigário paroquial. 

Em 1992 foi transferido a São Paulo, paróquia São João Batista, vila Guarani, onde estudou Liturgia ao mesmo tempo em que desempenhava suas tarefas de vigário paroquial. No final de 1992 foi transferido a Belém do Pará. Ali, no Seminário Santo Tomás de Vilanova, desenvolveu uma intensa atividade como formador dos jovens postulantes até o ano 2000.

Depois do 30º Capítulo Provincial, no ano 2000, foi nomeado Vigário do Brasil, fixando sua residência no Rio de Janeiro, cargo que exerceu até o momento em que foi eleito Prior Provincial.

Em 2006 foi eleito Prior Provincial para o triênio 2006-2009, cargo que repetiria nos anos 2009-2012. Terminada sua função a cargo de governo provincial foi destinado à comunidade do noviciado em Monteagudo, Navarra, Espanha, onde exerceu o cargo de vice-mestre de noviços entre os anos 2012-2015.

No 35º Capítulo Provincial foi destinado à comunidade Nossa Senhora do Bom Conselho em Monachil, Granada, onde está a cargo da formação dos professos, além de ser o vice-prior da comunidade e vigário da província.

Manifestamos aqui a frei Miguel Ángel as felicitações de toda a Província Santo Tomás de Vilanova pela sua eleição ao cargo de Prior Provincial, ao mesmo tempo em que nos unimos todos em oração para que Deus o conceda a sabedoria e a fortaleza necessárias para o desempenho fiel da missão que Deus, através dos irmãos, lhe confiou.

Fonte: Site da Província Santo Tomás de Vilanova 
Tradução e edição para este site: Frei Mason

Nenhum comentário:

Postar um comentário