segunda-feira, 12 de novembro de 2018

CARTA FINAL DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

CARTA AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM




A 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, com caminho iniciado desde fevereiro deste ano, foi concluída nos dias 09 a 11 de novembro de 2018. Esta etapa final da Assembleia foi realizada na Casa de Encontro “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, com a participação de duzentos delegados, entre Bispo, Padres, Diáconos, Religiosos (as), Seminaristas e Leigos (as), vindos dos oito Regionais de nossa Diocese. Todo o percurso da Assembleia, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, refletiu sobre o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, iluminados pelo texto bíblico “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-16).



Dentro da metodologia Ver-Julgar-Agir, realizamos Assembleias Regionais, Paroquiais e Comunitárias, onde foram refletidas a identidade, vocação, espiritualidade, missão e testemunho dos fieis cristãos leigos e leigas. A partir da realidade das nossas 1.050 CEB’s, constatamos as luzes e os vazios pastorais. Fomos iluminados pela Palavra de Deus e pelo Magistério do Papa Francisco. Daí, traçamos os encaminhamentos pastorais para os próximos anos 2019 – 2023.



Como Elementos importantes, a programação contemplará a Eclesiologia Diocesana, Iniciação Cristã e Formação. Definimos como Eixos Pastorais Transversais: “Igreja em Saída – CEB’s a Serviço da Vida”, “Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal” e “Periferias Existenciais – Situações de Vulnerabilidade e Injustiças”. As Urgências assumidas foram: Pastorais Socioambientais, Iniciação Cristã, Jovens, Missão e Família.



Foi traçada uma Programação Pastoral até o ano de 2023, quando deverá acontecer uma nova Assembleia Diocesana. Em 2019, trabalharemos a Dimensão Sócio-transformadora da Igreja, a partir da Campanha da Fraternidade, cujo tema é Políticas Públicas; ao final desse ano, faremos uma avaliação à luz das novas Diretrizes da CNBB e na perspectiva da acolhida de nosso novo Bispo Diocesano. Os anos de 2020 a 2022 serão dedicados às Urgências: Iniciação Cristã, Juventude, Ano Missionário e Família. E, por fim, em 2023 faremos a avaliação e preparação para a nova Assembleia Diocesana de Pastoral, em comunhão com a CNBB, que nesse ano lançará as novas Diretrizes Gerais para a Evangelização da Igreja no Brasil.



Que todos nós, membros do Povo de Deus, discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo, possamos caminhar juntos, princípio da sinodalidade na Igreja, a fim de correspondermos ao chamado do Senhor: “Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 16). Que a Virgem do Amparo, Estrela da Evangelização, interceda para que sejamos fieis a nossa vocação batismal.



Jerônimo Monteiro, 11 de novembro de 2018.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário