sexta-feira, 5 de julho de 2019

JULHO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DÍZIMO


Iniciamos o mês de julho, mês que a Igreja Católica dedica ao Dízimo e ao dizimistas. Em julho, de uma forma especial, todos nós somos convidados a meditar nossa participação na comunidade cristã através da contribuição do Dízimo.

Sabemos que o Dízimo é a partilha daquilo que nos é oferecido, uma forma de gratidão para com Deus por tudo que Ele nos proporciona. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim o Dízimo é parte fundamental para as obras realizadas. Missões no continente africano, projetos sociais, construções e reformas, viabilização das ações pastorais, auxílio às pessoas mais humildes e necessitadas e uma série de outras ações.

Tudo isto é possível graças ao trabalho voluntário e os dizimistas, que contribuem mensalmente. Ser dizimista é ser solidário com a Igreja e com o seu próximo.


Campanha 2019

 

Em 2019, o mês de Conscientização do Dízimo tem como tema “Dízimo: contribuição com amor à Igreja em saída”, e o lema “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7).

A Pastoral do Dízimo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com o seu coordenador Pe. José Carlos Ferreira da Silva, produziu um vídeo com depoimentos de dizimistas e presbíteros, falando sobre sua importância, aplicação e testemunho de alegria em poder contribuir.

Juntamente com o vídeo, durante cada uma das semana do mês de julho, as paróquias da Diocese refletirão sobre as quatro dimensões do dízimo:

Dimensão Missionária - 1º a 07 de julho
O fiel toma consciência de que há outras comunidades que não conseguem prover suas necessidade. Isto permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma Diocese e entre outras dioceses, manifestando a comunhão que há entre elas (Igrejas-irmãs).

Dimensão Caritativa/Social - 08 a 14 de julho
Esta é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência, manifestando a caridade com os pobres, humildes e marginalizados.

Dimensão Eclesial - 15 a 21 de julho
A consciência de ser membro da Igreja e corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão.

Dimensão Religiosa - 22 a 28 de julho
A vivência da fé e pertença a uma comunidade eclesial. Tem a ver com a relação do cristão com Deus e sua gratidão para com Ele.

Reflitamos a respeito do Dízimo e sejamos conscientes da nossa participação no anúncio da Boa Nova de Deus. O Dízimo é comunhão, é partilha entre o povo Deus. Seja um dizimista você também.

“De mãos estendidas ofertamos, o que de graça (e pela graça d’Ele) recebemos.”

Fonte: Site da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário