terça-feira, 10 de setembro de 2019

10 DE SETEMBRO: SÃO NICOLAU DE TOLENTINO


Nicolau nasceu em Sant'Ângelo in Portano (Macerata-Itália). Seus pais, Compagnonus de Guarutti e Amata de Guidiani, eram idosos e não podiam ter filhos. Para alcançar a graça de um herdeiro, fizeram uma peregrinação ao Santuário de São Nicolau de Mira na cidade de Bari. No ano seguinte, nasceu um menino e em agradecimento ao Santo que lhes tinha atendido, puseram-lhe o nome de Nicolau.

Com 20 anos, em 1256, Nicolau ficou impressionado com a pregação de um Monge Eremita Agostiniano. A partir disso, acolheu o desafio da vida Monástica como Eremita. Foi ordenado Sacerdote, em 1269, em Cingoli, porém, grande parte de sua vida apostólica teve lugar em Tolentino (Itália).

Dedicou-se a meditação e ao cuidado dos doentes e necessitados. Era muito rigoroso consigo mesmo, com o desapego absoluto dos bens terrenos e a modéstia profunda, e chegava ao ponto de reduzir o sono a três ou quatro horas para dedicar-se à oração.

São Nicolau morreu em Tolentino no dia 10 de setembro de 1305 aos 60 anos de idade. Quarenta anos, após sua morte, o seu corpo foi encontrado incorrupto. Nesta ocasião, cortado os seus braços, jorrou copioso sangue. Seus restos mortais foram preservados na Basílica de São Nicolau, em Tolentino e aí, desde o século XV, os braços amputados do Santo foram conservados em custódias de prata e tiveram periódicas efusões de sangue.

O processo de canonização iniciou-se vinte anos após sua morte e teve conclusão em 1446, tendo sido declarados autênticos os 301 milagres. A cerimônia de canonização aconteceu no Vaticano pelo Papa Eugênio IV. São Nicolau de Tolentino é considerado o protetor das almas do Purgatório e invocado pelos que sofrem injustiças, são oprimidos, dos recém-nascidos e da infância, da "boa morte" e contra os incêndios e epidemias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário