quarta-feira, 18 de novembro de 2020

PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO PARA DIOCESE DE ARAÇUAÍ (MG)


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de novembro, a decisão do Papa Francisco em nomear o atual bispo auxiliar de São Luís, Maranhão, dom Esmeraldo Barreto de Farias, como bispo diocesano de Araçuaí, em Minas Gerais.

Novo bispo de Araçuaí

Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, na diocese de Amargosa. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA) onde permaneceu até 2007.

De 2007 a 2011 foi bispo de Santarém (PA). E nesse mesmo quadriênio (2007-2011) foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 30 de novembro de 2011, foi nomeado arcebispo de Porto Velho (RO). Em 18 de março de 2015, foi nomeado bispo titular de Summula e auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão. No mesmo ano, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2019.

Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).

Fonte: Site da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário