segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1º DIA DA V SEMANA TEOLÓGICA

Mons. Antônio Rômulo Zagotto
Diácono Ary, Mons. Antônio Rômulo Zagotto e Diácono Sérgio
Palestrante da noite Mons. Rômulo
Diácono Sérgio dando explicações
Explicações sobre o Mistério da Igreja - o povo de Deus
Sorteio de brindes
Após a Celebração Eucarística presidida pelo Monsenhor Antônio Rômulo Zagotto e concelebrada pelos diáconos Ary e Sérgio, às 19 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Consolação, deu-se início o primeiro dia da Semana Teológica  promovida pela Escola de Teologia Pastoral "Santo Agostinho", com a temática principal do documento do Concílio Vaticano II: Lumen Gentium.
Com o tema: O mistério da Igreja - o povo de Deus e sub-tema: "O Espírito Santo habita na Igreja e nos corações dos fiéis como num templo" (LG 04).
Mons. Antônio Rômulo Zagotto reportou que quando os bispos foram chamados à Roma para o concílio pensavam que o assunto principal fossem as questões estéticas da Igreja, mas foi o contrário.
Mons. Rômulo enfatizou que o capítulo 8º do documento Lumen Gentium dedicado a Mãe de Deus e da Igreja foi o mais discutido no Concílio Vaticano II e, com certeza é o mais belo capítulo, sendo um documento importante para o estudo de Mariologia.
O documento Lumen Gentium é o eixo dos demais do Concílio e possui um aspecto mais paastoral do que doutrinário e afirma que a luz dos povos é Jesus Cristo.
Ao refletir junto com os participantes da semana teológica, Mons. Rômulo disse que o reinado de Deus deve ser retomado nos dias atuais, sobretudo, os valores do Cristianismo na sociedade e na família, sem moralismo com alguns grupos desejam.
E disse ainda que a Igreja Católica Apostólica se torna visível nas pequenas comunidades eclesiais de base nas dioceses, sobretudo na de Cachoeiro de Itapemirim.
Ao término da palestra foram sorteados brindes entre os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário