segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PAPA SE DESPEDE DO REINO UNIDO: "OBRIGADO PELA CALOROSA ACOLHIDA"

Birgminham, 20 set (RV) – Bento XVI conclui na tarde de ontem, domingo, a sua 17ª Viagem Apostólica Internacional que o levou ao Reino Unido; uma visita que teve a duração de 4 dias. Durante a cerimônia de despedida, realizada no Aeroporto Internacional de Birmingham, o Papa, depois do discurso do Primeiro-ministro de Sua Majestade, David Cameron, agradeceu o intenso trabalho de preparação, tanto do governo atual como do precedente, dos serviços públicos, das autoridades locais e da polícia, e os muitos voluntários que pacientemente ajudaram a preparar os eventos dos quatro dias da sua vista apostólica. “Obrigado pela calorosa acolhida e hospitalidade que vocês me reservaram”, disse Bento XVI.

“Durante o tempo que estive com vocês, eu encontrei representantes de muitas comunidades, culturas, línguas e religiões que compõem a sociedade britânica. A grande diversidade da moderna Grã-Bretanha é um desafio para o seu governo e seu povo, mas também representa uma grande oportunidade para aprofundar o diálogo entre culturas e religiões que enriquecem toda a comunidade”.

Depois de recordar que, nestes dias agradeceu a oportunidade de se encontrar com Sua Majestade a Rainha, como também com o primeiro-ministro e outros líderes políticos, e falar sobre questões de mútuo interesse, tanto nacionais como internacionais, Bento XVI disse que ficou particularmente honrado em receber o convite para se dirigir às duas câmaras do Parlamento britãnico no histórico local de Westminster Hall.

“Espero sinceramente que esses encontros contribuam a confirmar e reforçar as excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido, especialmente na cooperação para o desenvolvimento internacional, o cuidado do meio ambiente e a construção de uma sociedade civil com um renovado sentido de valores compartilhados e objetivos comuns”.

O Pontífice afirmou ainda que foi uma satisfação visitar o Arcebispo de Cantuária e os bispos da Igreja da Inglaterra, rezando depois com eles e com outros irmãos cristãos na sugestiva Abadia de Westminster, um lugar que fala com muita eloquência das tradições e da cultura que partilhamos.

“A Grã-Bretanha acolhe muitas tradições religiosas, e eu apreciei a oportunidade de encontrar seus representantes e partilhar com eles algumas idéias sobre a contribuição que as religiões podem oferecer para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e pluralista”.

Levando em conta - como disse o Papa -, que sua visita foi especialmente dirigida aos católicos do Reino Unido, Bento XVI expressou seu agradecimento pelo tempo transcorrido com os bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, como também com os professores, estudantes e idosos.

“Foi muito emocionante celebrar com eles, aqui em Birmingham, a beatificação de um grande filho da Inglaterra, o Cardeal John Henry Newman. Estou convencido de que, com seu vasto legado de escritos acadêmicos e espirituais, tem ainda muito a nos ensinar sobre a vida e o testemunho cristão no meio dos desafios do mundo atual, desafios que ele previu com clareza impressionante”.

E antes de invocar a bênção de Deus sobre todos, o Papa se despediu assegurando a esta nação, mais uma vez, os seus melhores desejos e orações para a paz e a prosperidade da Grã-Bretanha. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário