segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CARTA DO 7º ENCONTRO DIOCESANO DE CEB's

Aos irmãos e irmãs nas comunidades.

Reunidos em Jerônimo Monteiro, de 04 a 06 de novembro de 2011, representantes das 1043 Comunidades Eclesiais de Base de nossa Diocese refletimos o tema CEB's Ecologia e Missão.

Revigorar o ardor missionário nas Comunidades foi o objetivo do encontro: Comunidades em Missão a serviço da vida.

O painel de abertura delineou por onde deveria seguir a reflexão e o empenho missionário: que a Missão produza homens e mulheres movidos pela fé na construção de um mundo humanizado e fraterno, defendendo e preservando a vida em todas as suas formas nos lugares de poder eclesial e social.

O fundamento bíblico teológico indicou-nos que o mundo bom, criado por Deus Deve ser o objetivo de toda nossa ação missionária. Ele é ponto de chegada para a evangelização.

E como promover a vida com uma economia solidária, participativa, sustentável e de comunhão? A história das comunidades prova que somente o testemunho vivido na gratuidade do discipulado se consegue instaurar um jeito de viver condizente com a mensagem do reino de Deus.

É indispensável que a formação do discípulo missionário não fique somente na espiritualidade vertical, mas atinja a todo complexo existencial onde as pessoas estão inseridas e, assim, desperte a consciência de que o bem viver é direito de todas as criaturas. Encontrar um estilo de vida sustentável e que garanta futuro agradável aos que estão e ainda virão. Romper com a cadeia do anti-reino no consumismo desenfreado, sem sentido e irresponsável.

As experiências apresentadas trouxeram muitas alegrias ao encontro, ao percebermos o quanto a missão já conquistou de transformação dos ambientes de vida nas comunidades. Deixaram-nos o desejo de que proliferem e atinjam sempre mais pessoas para irmos encontrando o mundo bom que Deus nos deu.

Como traduzir isso em realidade? Que as comunidades, à luz da Palavra, se empenhem de verdade para:
  • fortalecer as organizações populares;
  • promover a economia solidária;
  • praticar uma agricultura sustentável;
  • envolver e comprometer com a ética na política;
  • organizar a coleta seletiva;
  • desenvolver programas de ações de educação ambiental;
  • despertar o cuidado com a terra, as águas e florestas;
  • ocupar os espaços nos conselhos municipais, ONG's e associações, que garantem respeito aos direitos dos cidadãos.
Que através da nossa missão a mãe terra respire a vida que a mãe Maria trouxe ao mundo.

Jerônimo Monteiro, 06 de novembro de 2011.


Dom Dario Campos, OFM
Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário