segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ENCONTRO DE CEB's DA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

No período de 04 a 06 de novembro de 2011, aconteceu na cidade de Jerônimo Monteiro, o 7º Encontro Diocesano de CEB's - Comunidades Eclesiais de Base - da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, com a participação de quase 1.100 delegados das diversas comunidades espalhadas pelo território da diocese.
Foi um momento de partilha e reflexões profundas sobre a temática da Ecologia e clamores de mudanças de atitudes, com objetivo de resguardar o futuro desta e demais gerações que vivem nesta Mãe, chamada: Planeta Terra.
Na sexta-feira, dia 04 de novembro, aconteceu a abertura do encontro realizada pelo Bispo Diocesano Dom Dario Campos, ofm e a presença de autoridades civis: Vice-Governador do Estado do Espírito Santo, Senado Ana Rita, os prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim e de Jerônimo Monteiro.
No sábado, dia 05 de novembro, contamos com a análise de conjuntura sócio-política feita pela servidora pública federal a Sra. Ana Paula Vitali Janes Vescovi que com muita eficiência demonstrou os avanços econômicos do Estado do Espírito Santo, principalmente, na Região Sul, bem como os desafios a serem enfrentados para os próximos 20 anos.
A segunda fala de sábado, foi do Professor Sérgio Coutinho, assessor da CNBB - Conferência Nacional dos Bispo do Brasil, que fez um quadro sobre a caminhada das CEB's e da Igreja no Brasil e os pontos interessantes que as Comunidades Eclesiais devem observar para não perderem a sua característica.
Ainda no sábado aconteceram a participação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, com a fala do Promotor de Justiça Dr. Wagner e a fala do Padre Andherson Franklin.
Também no sábado aconteceram duas palestras voltadas para o tema da Ecologia com a pesquisadora Dalva Ringuer e do Prof. Dr. Luiz Schetino que foram enfáticos sobre a mudança que a sociedade deve ter em relação ao meio ambiente que está inserida.
No domingo, 06 de novembro, aconteceu a fala dos membros do Conselho Missionário Diocesano - COMIDI e a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Dario Campos, ofm.


Participação dos delegados


Mesa de Autoridades

Padre Evaldo Praça

Ofício Divino das Comunidades

Padre Andherson

Delegados do 7º Encontro Diocesano de CEB's

Sra. Ana Paula Vitali

Professor Sérgio Coutinho - assessor da CNBB

Promotor de Justiça - Dr. Wagner

Professor Doutor Luiz Schetino

Padre Helder Salvador

Seminarista Josimar

Leandro - COMIDI

Assessor da CNBB - considerações finais

Nenhum comentário:

Postar um comentário