quinta-feira, 24 de julho de 2014

3º DIA DO RETIRO ANUAL DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA

Nesse 23 de julho de 2014, deu-se seguimento ao terceiro dia do retiro anual da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos, na cidade mineira de Mário Campos, com as orações matutinas da Liturgia das Horas (Ofício de Leituras e Laudes).

O tema que regeu os trabalhos, orações e meditações desse dia foi: "A Comunidade e a Caridade Fraterna" (1Jo 4,7-21), In.: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. Volume I, p. 29-38.

Frei Roan em seus apontamentos deixou claro que os frades foram reunidos para viverem como irmãos, não simplesmente fazer (paróquias, missões, colégios, etc.), mas, viverem como irmãos. "Todos na comunidade são iguais, pois o amor nos faz iguais", é como nos ensina o Apóstolo São João: "Deus Caritas Est - Deus é amor".

Após a primeira reflexão do dia, os frades passaram à capela, onde foi exposto o Santíssimo Sacramento por Frei Dito com o intuito dos religiosos orarem, meditarem e contemplarem o Amor que é o próprio Deus e este mesmo Deus presente em cada irmão na vivência comunitária. "A trindade deve ser percebida no rosto de cada irmão na vivência da comunidade" (Papa São João Paulo II).

Antes do meio-dia, os frades reuniram-se, novamente, na capela para rezarem em comunidade a Hora Sexta e depois compartilharam um delicioso almoço.

Ao entardecer, Frei Roan deu continuidade às reflexões acerca da "Caridade na Vivência Comunitária". Em seguida, novamente, foi exposto o Santíssimo Sacramento e os frades tiveram por mais uma vez a oportunidade de orarem, meditarem e contemplarem as maravilhas do amor de Deus, tanto na capela diante de Jesus Sacramentado, quanto na contemplação da natureza pelos jardins da casa.

Às 17h30 os frades se reuniram na capela para oração da Lectio Divina, e refletiram conforme o texto de 1Jo 4,7-21. As atividades vespertinas foram concluídas com a Celebração Eucarística presidida por Frei Hélton e concelebrada pelos demais frades presentes.

Depois do jantar e de um breve momento de convivência fraterna os frades rezaram o Santo Terço e as Completas.

"O AMOR É O MOTOR E A MOTIVAÇÃO DE NOSSA VIDA"

"Peçamos: Dai-nos Senhor a capacidade de amarmos mais e mais".

Em Nosso Pai Santo Agostinho,

Frei Ricardo, O.A.R.

Mais fotos no endereço: www.facebook.com/paroquiadaconsolacao

Fonte: Blog da Província Santa Rita de Cássia



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário