sexta-feira, 25 de julho de 2014

4º DIA DO RETIRO ANUAL DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

O quarto dia do retiro anual da Província Santa Rita de Cássia, 24/7/2014, foi dedicado à Penitência - Dia Penitencial. As atividades iniciaram na capela com o altar despido e veneração da Santa Cruz, juntamente com a oração do Ofício das Leituras e Laudes.

O tema refletido desse dia foi: "A Comunidade e o Perdão", In: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. Volume I, p. 39-50.

Frei Roan expôs os textos e apontamentos de Nosso Pai Santo Agostinho que explora o Perdão. Citou o exemplo de Santa Mônica, pois ela tinha o dom da reconciliação, pois transmitia aos outros sempre o melhor. Frei Roan ainda relatou que Santo Agostinho era um homem da unidade, pois a sua diocese de Hipona, ele sempre procurava a unidade, principalmente, entre os donatistas, pelagianos, etc. heresias entre sua conjuntura eclesial.

Depois os frades foram convidados à reflexão, oração e meditação do tema do dia na contemplação da Santa Cruz do Senhor exposta na capela da casa e pelos claustros da residência. Às 11h45, reuniram-se, novamente, na capela para a oração da Hora Sexta e, depois, almoçaram no refeitório.

Nos trabalhos da tarde, Frei Roan falou sobre a "Correção Fraterna dos irmãos". É necessário buscar a "mudança real" que vem sempre do próprio Deus. Não se esquecendo que a primeira atitude para correção é a oração: "Rezai pelo irmão buscando a mudança de vida fundada na graça de Deus". Após as exposições, os religiosos se dirigiram à capela para fazerem a Celebração Penitencial, com a presidência de Frei Roan e, momento propício para confissão auricular.

Como de costume, às 17h30, os frades se reuniram para a Lectio Divina, mas nesse dia de forma diferente, por comunidades. As atividades da tarde foram concluídas com a Celebração Eucarística presidida pelo Frei José Carlos e concelebrada pelos demais frades presentes.

Após o jantar e de um breve momento de convivência fraterna, os frades rezaram o Santo Terço e as Completas.

"QUE DIANTE DA CRUZ DO SENHOR POSSAMOS ESTAR RECONCILIADOS CONOSCO MESMOS, COM NOSSOS IRMÃOS E COM A IGREJA!"

Em Nosso Pai Santo Agostinho,

Frei Ricardo, O.A.R.

Mais fotos no endereço: www.facebook.com/paroquiadaconsolacao

Fonte: Blog da Província Santa Rita de Cássia





Nenhum comentário:

Postar um comentário