quinta-feira, 23 de outubro de 2014

3º DIA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO

A reflexão trabalhada no terceiro dia do curso de capacitação foi "O Acompanhamento Espiritual em Santo Agostinho". A capacitação é para pregação de retiros e acompanhamento espiritual com a identidade agostiniana.

Esse dia foi inteiramente dedicado à explanação, reflexão, partilha e uma simulação de como é o acompanhamento espiritual em Santo Agostinho. O curso é uma das várias oportunidades que os agostinianos (frades, freiras e leigos) têm de partilharem a vida comum na alegria e na fraternidade.

Frei Carlos M. Domínguez, diretor do curso, iniciou os estudos e práticas do dia falando das pessoas e situações em que Santo Agostinho foi acompanhado espiritualmente. Ele explicou que o acompanhamento espiritual busca levar a pessoa ao encontro pessoal com o Mestre Interior, Jesus Cristo. 
Acompanhamento espiritual não é confissão, não é direção espiritual, não é aconselhamento psicológico. 
O acompanhante espiritual não é aquele que tem a resposta certa e sim aquele que faz a pergunta precisa. Qualquer pessoa capacitada pode fazer o acompanhamento espiritual: padre, freira, leigo, leiga. É preciso, claro, fazer a preparação espiritual e intelectual. Por isso é que o curso de capacitadores foi criado. Na Ordem dos Agostinianos Recoletos e neste atual formato, é realidade nova e se insere no processo de revitalização e reestruturação da Ordem.
A capacitação visa a formação permanente e os retiros que serão pregados em 2015, que tem por tema "Revitalização e Interioridade".
A Santa Missa nesse dia fez memória a São João Paulo II.

Fonte: Site Oficial da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos




Nenhum comentário:

Postar um comentário