terça-feira, 19 de maio de 2015

19 DE MAIO: BEATOS CLEMENTE DE ÓSIMO E AGOSTINHO DE TARANO, PRESBÍTEROS


O beato Clemente nasceu em Ósimo, foi Provincial da Província de Marca de Ancona, e Prior Geral de 1271 a 1274. Desempenhando este cargo, morreu a 8 de abril de 1291. Distinguiu-se pela caridade fraterna, espírito de pobreza e mansidão. Seus restos conservam-se na capela da Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho. 

O beato Agostinho nasceu em Tarano (Rieti), estudou Direito na universidade de Bolonha. Fez parte da corte do rei Manfredo da Sicília. Entrou na Ordem como irmão não clérigo, escondendo sua cultura e posição social. O amor à justiça e à comunidade frustrou seus planos e sua fama foi descoberta. O beato Clemente destinou-o à Cúria e fez que se ordenasse sacerdote. Foi também penitenciário da corte pontifícia. Eleito Prior Geral em 1298, renunciou em 1300, retirando-se ao convento de São Leonardo (Siena). Morreu a 19 de maio de 1309 ou 1310. Distinguiu-se pela humildade, pelo zelo, pela observância religiosa e pelo amor à contemplação no retiro da vida comunitária. Seus restos conservam-se na igreja de Santo Agostinho de Siena. 

Obra conjunta dos dois Beatos foi a revisão das Constituições da Ordem, chamadas de Ratisbona, que os tornou célebres na história da Ordem. Seu culto foi confirmado por Clemente XIII, respectivamente em 1761 e 1759. 


Fonte: http://www.agustinosrecoletos.com/saints/index#sthash.jffLqEmn.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário