segunda-feira, 18 de maio de 2015

PASCOM - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO


No último sábado, 16, a Pastoral Diocesana da Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (PASCOM) realizou Encontro para Celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que foi comemorado no último sábado. O Encontro foi realizado no salão da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim.

21 Paróquias estiveram representadas no Encontro.

Com representantes de 21 paróquias da diocese de Cachoeiro de Itapemirim presentes, o Encontro teve início com a fala do Diretor do Departamento Diocesano de Comunicação, Pe. Thiago da Silva Vargas, que abordou o marco situacional da Diocese e a exortação apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium, de forma mais ampla, e os ecos da Assembleia Diocesana realizada no ano passo.

O material apresentado pelo Pe. Thiago pode ser visualizado ou baixado clicando aqui: http://www.diocesecachoeiro.org.br/arquivos/downloads/PALESTRAPADRETIAGO.pdf

Seguindo a programação o assessor do Encontro, Marcus Tullius, abordou o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2015; “Comunicar a Família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Para o assessor, a família tem importância fundamental na sociedade, pois é a partir dela que serão gerados reflexos na própria sociedade.

“A família é o lugar do encontro, do aprendizado, pois o ser humano é um ser de relações”, frisou o assessor, sempre amparado pelas palavras do Papa.

Sobre a Palavra, que o Cristão comunica por essência, o assessor salientou que ela precisa vir acompanhada do testemunho do vida, da maneira de agir, pois a maneira de agir de cada um também comunica, ou seja, é preciso viver como se prega a Palavra.

Papa Francisco, em sua mensagem, também aponta 3 caminhos para a comunicação dentro das famílias, que são: Oração, retomar o hábito de rezar em família e viver a vida como se ora; Perdão, é preciso perdoar a si mesmo, para que assim possa estar apto a perdoar os demais; e por fim, a Bênção, retomar o hábito de pedir e dar a bênção na família.

O Assessor concluiu a sua fala com as palavras do Papa, dizendo que a Família não é algo abstrato, mas sim uma realidade concreta, que ao contrário do que é dito, não é um problema e muito menos uma instituição em crise. Deixando um alerta também para que seja lançado um olhar para a família do futuro, que deve ser acolhedora, assim como a Família Igreja também deve ser.

Ainda na parte da manhã, os presentes puderam apresentar as ações concretas que as paróquias já possuem no contexto da comunicação, rádios comunitários, informativos, etc.

Na parte da tarde, foram realizadas oficinas de web, com Kelvyn Mantuan, e oratória, ministrada por Marcus Tullius.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim




Nenhum comentário:

Postar um comentário