segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CPD - CONSELHO PASTORAL DIOCESANO

No último sábado, dia 18, aconteceu no Seminário Bom Pastor em Cachoeiro a reunião do Conselho Pastoral Diocesano.

Clero e leigos da Diocese se encontraram para um dia de discussão e diálogo acerca das ações ocorridas em 2017, juntamente com o planejamento do que virá em 2018.

Nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos participou da reunião e ressaltou os fatos importantes que aconteceram na Diocese de Cachoeiro em 2017, fruto este da dedicação de todos. Um dos pontos ressaltados foram as várias ordenações ocorridas até o momento

“Foram ordenados seis Diáconos Permanentes e três transitórios. Duas Ordenações Presbiterais, a Ordenação Episcopal de Dom Juarez. Nas comunidades e paróquias são vários irmãos assumindo os diversos ministérios e na questão social muita coisa também tem acontecido. Sugiro que as comunidades e paróquias publiquem folhetos para dar visibilidade a tantas coisas que acontecem”.


“Impactar”

Dentre os vários assuntos pautados, os encontros que acontecerão em 2018 foram abordados. Para o próximo ano estão programados vários encontros no regionais e uma Assembleia Diocesana.

A relação entre a Igreja e o leigo, a função ocupada no Conselho Pastoral Diocesano e a reformulação do próprio CPD também foram discutidas. Segundo o Padre Andherson Franklin Lustoza (Coord. Diocesano de Pastoral) “a mudança no CPD faz parte da metodologia para analisarmos se um grupo menor consegue encaminhar de uma maneira melhor a reflexão, chegando assim até as bases”.

Padre Antônio Tatagiba Vimercat, Reitor do Seminário Bom Pastor e Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro, levantou a questão: Qual lugar ocupamos no CPD? Em seguida complementou: “Os representantes devem provocar nos representados o desejo de entrar em comunhão com essa vitalidade”.

“Representamos um grupo e temos que ter clareza que devemos levar o que refletimos aqui para todo o grupo. Descobrir a forma de ‘impactar’ a todos com o que ouvimos”, concluiu Padre Andherson Franklin.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim




Nenhum comentário:

Postar um comentário