sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

16 DE FEVEREIRO DE 2018: DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM COMPLETA 60 ANOS DE CRIAÇÃO

Sexagenária! Hoje, 16 de fevereiro, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim completa 60 anos de criação.

Criada pela Bula “Cum Territorium”, do Papa Pio XII, foi desmembrada da então Diocese do Espírito Santo, hoje Arquidiocese de Vitória, no ano de 1958.

A extensão territorial da Diocese continua sendo a mesma da época de sua fundação, mas o número de cidades e paróquias aumentou. Hoje, sua área geográfica abrange 27 municípios do Sul do Estado do Espírito Santo, que juntos totalizam 43 paróquias, 1.040 comunidades e aproximadamente meio milhão de fiéis.

A Diocese conta ainda com dois seminários para formação de presbíteros, o Seminário Bom Pastor, tendo como Reitor o Padre Antônio Tatagiba Vimercat, e o Seminário Maior São João Maria Vianney, localizado em Cariacica, com a reitoria do Padre Thiago da Silva Vargas.


Bispos Diocesanos

O primeiro Bispo Diocesano a pastorear a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi Dom Luiz Gonzaga Peluso, tomando posse quase 2 anos após a criação da Diocese. Dom Luiz faleceu em 1993 e está sepultado na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim.

Em dezembro de 1985 a Diocese de Cachoeiro conheceu seu segundo Bispo: Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc, que no ano seguinte já deu prosseguimento a toda a caminhada realizada por Dom Luiz Peluso. Atualmente, Dom Luiz Mancilha Vilela é o Arcebispo da Arquidiocese de Vitória.


No ano de 2003 tomou posse o terceiro Bispo de Cachoeiro, Dom Célio de Oliveira Goulart, no dia 06 de setembro.  Em maio de 2010, porém, o Papa Bento XVI nomeou Dom Célio como Novo Bispo da Diocese de São João Del Rei (MG), fazendo com que a Diocese de Cachoeiro entrasse pela terceira vez em sua história em período de vacância. Em janeiro de 2018, recebemos a triste notícia do falecimento de Dom Célio.


Dom Dario e convite

Foi no ano de 2011 que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim acolheu com extrema alegria o seu atual pastor, Dom Frei Dario Campos, ofm. Com o lema episcopal “Nas tuas Mãos”, Dom Dario vem dando seguimento a esta caminhada que hoje completa 6 décadas.

Atualmente, juntamente com o Bispo Diocesano, reside na Cúria da Diocese de Cachoeiro o Bispo Emérito de Teófilo Otoni (MG) Dom Diogo Reesink. Dom Diogo é natural da Holanda e nutre com Dom Dario uma grande amizade.

E neste dia de comemoração, todos estão convidados a participar da Santa Missa em Ação de Graças pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, hoje, às 18h30, na Catedral de São Pedro (Cachoeiro). Dom Dario Campos, juntamente com o Clero da Diocese, lhe receberá com imensa felicidade.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Dom Dario Campos, O.F.M. (4º bispo diocesano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário