quarta-feira, 7 de novembro de 2018

MENSAGEM DE DOM DARIO CAMPOS AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Mensagem de Dom Dario Campos, Arcebispo Eleito da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, ao Povo de Deus da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim


 








Cachoeiro de Itapemirim, 07 de Novembro 2018



Caros irmãos e irmãs,



Paz e Bem!



O Senhor me trouxe para a nossa amada Diocese de Cachoeiro de Itapemirim há pouco mais de sete anos, um tempo de grandes graças e crescimento na Fé e no Discipulado Missionário. Com grande gratidão, eu reconheço o quanto o Senhor foi bondoso e quantos frutos pudemos colher juntos, nesses anos passados. Agradeço de coração a todos os sacerdotes que com disponibilidade, compromisso evangélico e grande alegria, sempre se dispuseram a assumir conosco o cuidado dessa Igreja Particular da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Agradeço aos diáconos pelo testemunho de Fé e serviço, bem como também, aos religiosos e religiosas, pela vocação e carisma, quem tanto nos enriquecem. Agradeço aos nossos seminaristas, pela abertura e disponibilidade para o caminho formativo, no intuito da descoberta e amadurecimento vocacional. Não posso deixar de dirigir uma palavra de agradecimento à todas as autoridades dos poderes constituídos, com as quais dialogamos e procuramos contribuir nesses últimos anos. Dirijo também minhas palavras de grande gratidão, aos leigos e leigas espalhados em nossas Comunidades Eclesiais de Base, sinais do Reino, chamados a ser Sal da terra e Luz do mundo.

           

Deus tem os seus caminhos e sempre devemos estar atentos aos apelos que Ele nos faz, algo que sempre desejei fazer, principalmente quando assumi o ministério episcopal, escolhendo para meu lema a seguinte frase: "Nas tuas mãos". A nossa vida deve sempre estar depositada nas palmas das Mãos de Deus e, por isso mesmo, que aceitei com humildade e desejo de servir à Igreja, o pedido do Santo Padre o Papa Francisco, para ser o novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória. Reconheço os grandes desafios que nos aguardam, mas, apoiado na graça de Deus, pois sem ela nada poderíamos fazer, assumo à missão a mim confiada.

           

Convido a todos a firmarem os passos na direção que nos tem apontado o Senhor, seja pela escuta atenta de sua Palavra, como também no acolhimento e na obediência ao Papa Francisco. Desejo também confirmar, ainda como bispo diocesano, o caminho de reflexão, animação e propostas pastorais, desse ano inteiro de Assembleia Diocesana, que terá a sua conclusão no próximo final de semana. A Assembleia Diocesana teve início no dia vinte e cinco de Fevereiro e será concluída nos dias nove à onze de Novembro de 2018. O caminho realizado em toda a Diocese, por meio dos encontros realizado nos Regionais, da reflexão nas Paróquias e nas Comunidades Eclesiais de Base, constitui um momento muito importante de nossa vida eclesial e aponta as linhas da pastoral para os próximos quatro anos. Sendo assim, reafirmo a importância desse espaço de reflexão e animação pastoral, confirmando a necessidade do empenho no processo da Assembleia Diocesana, de modo que toda a Diocese possa receber luzes para a sua ação evangelizadora, como uma verdadeira Igreja em Saída.

           

Por fim, peço, de todo o coração, as orações de todos vocês para esse novo momento do meu ministério episcopal a fim de que eu saiba reconhecer a voz de Deus e, com sabedoria e discernimento, sempre realizar o que Lhe agrada. Que a Virgem do Amparo interceda por todos nós ao Seu Filho e que São Pedro nos inspire nos caminhos da Fé, para que seguindo o seu exemplo, também nós sejamos verdadeiros discípulos missionários. Que venha sobre todos vocês a bênção e a graça do Senhor!



Dom Dario Campos, O.F.M.
Administrador Apostólico sede vacante
Arcebispo eleito da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário